Agricultura

O cultivo de cereais iniciou-se muito antes da chegada da família ao Brasil. Ainda na região da atual Croácia, os antepassados da família Leh já tiravam seu sustento da terra, trabalhando em conjunto com as famílias vizinhas.

A agricultura foi a primeira atividade de exploração comercial da família em Guarapuava. Na produção de grãos, o Grupo é cooperado à Cooperativa Agrária Agroindustrial, uma das maiores cooperativas do Paraná. O sistema de produção é fechado, ou seja, todo o processo produtivo passa pela cooperativa, desde o planejamento e compra de insumos até a entrega da produção e sua comercialização. Esse fato faz com que o Grupo, bem como todos os cooperados da Agrária, sejam competitivos no mercado de Soja, Milho, Trigo e Cevada na região Sul do Brasil.

Expansão

Com característica empreendedora, o Grupo Leh’s lançou-se ao desafio de expansão de suas atividades na produção de grãos. No ano de 2012, iniciou o cultivo na mais recente fronteira agrícola do Brasil MATOPIBA, no sul do estado do Piauí. Hoje, ela é considerada a grande fronteira agrícola do país. Isso porque o crescimento na região é estimado em média de 27,8% até 2022.

Sendo assim, atualmente o Grupo conta com três unidades produtivas, sendo duas em Guarapuava/PR e uma em Santa Filomena/PI.

Agricultura  Guarapuava:

Em Guarapuava, o Grupo realiza safras de inverno e verão. No inverno, cultiva-se Trigo e Cevada. Já na Safra de Verão, a produção concentra-se em Milho, Soja e Feijão.

Agricultura  Santa Filomena:

Já no Piauí, o Grupo realiza apenas safras de verão, por conta do clima da região. Portanto, assim como em Guarapuava, em Santa Filomena cultiva-se Milho, Soja e Feijão.